Medianeira: Epidemia de Dengue é declarada e terceiro óbito é confirmado

Confira a coletiva completa no vídeo acima.

13.330

Publicada 06 de Março, 2020 às 10:49

Compartilhar:

Na manhã desta sexta-feira (06), a Secretaria de Saúde de Medianeira, através da Coordenadora de Vigilância em Saúde, Cleide Mari da Silva, e a Médica da Epidemiologia Dra. Jacilene de Souza Costa, concedeu uma coletiva de imprensa para repassar a situação atual do município em relação a dengue.

O primeiro tema foi a confirmação de mais um óbito por dengue grave, da paciente Nelsa Aparecida Rodrigues, que ocorreu na tarde de ontem (05) quinta-feira. O laudo oficial de confirmação saíra nos próximos dias, segundo as informações do Setor de Epidemiologia, ela apresentava comorbidades, o que intensificou os efeitos da doença.

O segundo tema foi a declaração oficial de que Medianeira passou do estado de alerta para Epidemia, e até o presente momento 339 casos foram notificados, desses 214 casos foram confirmados, e 03 óbitos já foram registrados.

A proliferação da doença está sendo muito rápida, e de ontem para hoje em 20 casos notificados, e deu negativo apenas para um.

Além de todas as medidas preventivas já instauradas no setor de endemias, o trabalho está sendo intensificados nos bairros e principais nas localidades com mais casos, sendo eles Bairro Itaipu, São Cristovão e Bairro Ipê. Porém, há casos confirmados em praticamente todos os bairros do município.

A equipe de limpeza do setor de endemias tem trabalhado com sua capacidade máxima para atender as demandas e denúncias, principalmente de lotes e terrenos notificados por falta de limpeza e acumulo de entulhos.

Porém, com todas essas informações é importante ressaltar que todos devem entrar nessa luta contra o mosquito, e entrar em estado de vigilância total em suas residências, locais de trabalho, empresas, bairros, e outros lugares que frequentam.

"Todo cuidado é pouco, se você tem um ralo que é pouco usado, jogue quiboa nele, se você um banheiro sem uso, deixa a tampa da privada bem fechada. Uma lona para cobrir lugares que poderiam acumular água também acumula pequenas quantias de água", comenta a médica.

Nos últimos dias muitos moradores tem estocado água por conta do rodizio de água realizado pela SANEPAR, importante ficar atento aos lugares onde essa água está sendo guardada para que novos criadouros não aumentem.

ATENDIMENTO

Os profissionais de saúde do município estão passando por um treinamento para identificação e melhor atendimento com as pessoas que estão com dengue.

Além disso, a UPA está com atendimento na sala vermelha, espaço com todos os equipamentos de uma UTI e profissionais especializados em atendimento de urgência. O Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Luz está com a sua capacidade máxima na UTI, porém, está destinando um novo espaço de seu pronto socorro para atendimentos em pacientes com dengue.

A USB Centro entra em regime de atendimento estendido a partir da próxima segunda-feira (09), para diminuir o fluxo da UPA. O atendimento será das 7h ás 21h.

Confira a coletiva completa no vídeo acima.

E lembra-se, combater o mosquito é responsabilidade de todos nós. Proteja quem você ama! 

** Quer participar dos nossos grupos de WhatsApp/Telegram ou falar conosco? CLIQUE AQUI.

VEJA MAIS NOTÍCIAS | Medianeira